A Universidade de Cabo Verde, polo do Mindelo, recebeu hoje, 19 de fevereiro, a visita do Presidente da República, José Maria Neves. Durante a ocasião, foi apresentado ao chefe de Estado o projeto "Memórias do Liceu Gil Eanes (1987-1968): Da Excecional Educação Bigénera para o Mundo", que tem como objetivo resgatar e divulgar a trajetória de personalidades que passaram pela instituição.
O pró-reitor da Uni-CV, João Almeida Medina, destacou que o projeto pretende reconstruir memórias orais e escritas de pelo menos 20 figuras que foram alunos, docentes ou funcionários do antigo Liceu Gil Eanes. A iniciativa prevê a criação de uma plataforma digital e de um museu aberto, que darão visibilidade histórica e social a essas personalidades. Além disso, o projeto busca fomentar a consciência sobre a preservação da memória coletiva e estimular diálogos intergeracionais sobre a educação e seu impacto na sociedade cabo-verdiana.
Em declaração à imprensa, o Presidente José Maria Neves enfatizou a relevância da Universidade como um espaço de emancipação intelectual para o país. “A Universidade é muito importante para Cabo Verde, pois aqui foram criadas dinâmicas que contribuíram para a emancipação do país. Muitos dos governantes, dirigentes políticos, escritores e poetas de Cabo Verde surgiram a partir dessa dinâmica intelectual do Liceu Gil Eanes”, afirmou.
O chefe de Estado também sublinhou que a iniciativa contribui para projetar o futuro das instituições educativas de Cabo Verde. “Este projeto acaba por mostrar-nos a grandeza desses movimentos e dessa dinâmica de criação, além de nos projetar para o futuro: o que podemos fazer nas nossas cidades, nos nossos liceus e universidades enquanto polos de investigação, de criação de novas ideias e de inovação.”
Demonstrando total apoio à iniciativa, o Presidente garantiu que envidará esforços para a sua materialização, buscando parceiros e financiamentos, além de promover o projeto a nível nacional e internacional.
A visita do Presidente à Uni-CV e o apoio ao projeto representam um marco significativo para a valorização da memória coletiva do país, reforçando o compromisso com a preservação do legado educacional e cultural cabo-verdiano.